dicaslar

O LIMÃO e suas mil e uma utilidades

limao– Salpicar uma colher de sopa de suco fresco de limão sobre a água que se cozinha o repolho, brócolis ou couve-flor evita o cheiro forte.

– Quiabo sem baba: colocar o quiabo lavado em suco fresco de limão por 15 minutos. Lavar novamente e preparar conforme receita normal. 

– Tirar o cheiro de peixe ao fritar: colocar gotas de suco fresco de limão no óleo em que vai fritar o peixe. Diminui a fumaça e o cheiro de fritura do ambiente.

– Clarear e amaciar as mãos: colocar um pouco de açúcar (ou fubá) nas mãos e esfregá-las com a metade de 1 limão (ou o bagaço de limão já espremido). Lavá-las muito bem em seguida.

– Tirar o cheiro das mãos de ovo, alho ou cebola: basta esfregar a casca ou carcaça de limão já espremido. Lavar bem em seguida. 

– Tratar pele oleosa: preparar uma pasta de suco de limão e açúcar e aplicar sobre o rosto. Deixar agir por 1-2 minutos, lavar e enxaguar bem. Aplicar o hidratante e/ou filtro usual.

– Melhorar o hálito: fazer gargarejos com 1 copo de água morna e o suco fresco de 1 limão. Ou então usar a pasta de dentes terapêutica e salina ensinada nas oficinas do limão. Para eliminar o odor de alho ou cebola na boca basta mastigar folhas frescas de hortelã ou lascas da casca de limão.

– Quando for cozinhar um macarrão de marca desconhecida, para evitar que fique "unidos venceremos", basta acrescentar suco fresco de meio limão, que ele ficará bem solto.

– Eliminar o cheiro de peixe dos talheres e panelas: esfregar o bagaço do limão já espremido. Deixar agir por uns minutinhos e lavar.

– Desinfetar talheres ou utensílios de madeira: colher de pau é ótima para cozinhar, porém madeira é danada para criar fungo. Assim, após usar qualquer utensílio de madeira, deixar de molho em suco de 1 limão diluído em 1/2 copo de água por um mínimo de 30 minutos. Enxaguar e deixar secar ao sol ou no forno bem baixo. 

– Tirar o mau cheiro da esponja de lavar louça: este mau odor é um perigo para a saúde, pois é devido a resíduos de alimentos em putrefação. Espremer o suco de 1 limão e colocar em um copo. Completar com água até a metade. Submergir a esponja e deixar agindo por, no mínimo, 30 minutos ou por toda a noite. Enxaguar e está pronta para uso saudável. 

– Tirar mancha de tinta de caneta do móvel de madeira: lavar imediatamente com água fria e depois esfregar com suco fresco de limão. 

– Tirar mancha de ferrugem de um tecido lavável: esfregar com limão e sal e colocar no sol até secar. Depois, lavar normalmente com água e sabão.

– Tirar mancha das panelas: colocar água, suco de limão e levar ao fogo baixo. As manchas sairão facilmente quando esfregadas com esponja.

– Espantar as formigas da cozinha: triturar a carcaça lavada de 1 limão com 1 colher de chá de cravos da índia até obter uma pasta. Colocar no caminho das formigas.

– Arear as bocas do fogão: depois que derrama leite, feijão ou após muita fritura, as bocas do ficam impraticáveis. A solução é jogar sal e suco de limão e arear com o esponja de aço. Rapidinho elas voltarão a ficar limpas e brilhantes. 

Fonte: O poder de cura do Limão, de Conceição Trucom.


Lista de supermercado sempre em dia

– Elabore uma lista básica, enumerando os produtos que costumam ser consumidos na casa. Inclua material de limpeza, de higiene, alimentos perecíveis e não perecíveis.

– Organize o cardápio da semana e anote os ingredientes necessários.

– Pendure a lista na cozinha, em local visível.

– Peça ao pessoal de casa que colabore com a atualização da lista diariamente: ao retirar a penúltima embalagem para consumo, é hora de marcar na relação.

– Cada vez que for ao supermercado, arrume os produtos da despensa conforme a data de validade, deixando à frente os que têm vencimento mais próximo.

– Um dia antes das compras, limpe a geladeira, retire os alimentos vencidos e liste o que está faltando.

– Faça uma compra mensal de material de limpeza, latarias, mercearia e produtos não perecíveis.

– Não se esqueça de que laticínios, hortaliças e frutas devem ser adquiridos semanalmente.

 

BC Supermercados – Rua Dr. Wanderley, s/nº, Centro, Alegre-ES . Fone: 28 3552-2349